Fique por dentro

Nova obra: Coletor Tronco cidade nova - Rio de Janeiro

A Construtora Passarelli assinou o contrato para construção do Coletor Tronco Cidade Nova no Rio de Janeiro. A obra será realizada em consórcio com a CTL Engenharia e o cliente é Estado de Rio de Janeiro por intermédio da Secretaria de Estado do Ambiente – SEA, através da Unidade Executora do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios no Entorno da Baía de Guanabara – UEPSAM.

A obra, situada na região central do Rio de Janeiro, prevê a implantação do coletor-tronco para captação de 860 l/s de esgoto e conexão com o coletor-tronco Alegria, com destino final na ETE Alegria para tratamento. A região faz parte da bacia hidrográfica da Baía de Guanabara, que se encontra em processo de revitalização com a construção de redes de esgotamento, troncos coletores e a previsão de ampliação das estações de tratamento existentes A extensão total será de 4,5 km, sendo 2,5 km em 1000 mm de diâmetro e o restante com 1500mm.

Sua execução, em função da profundidade média de 6 m e das condições urbanísticas locais, será inteiramente por Método Não Destrutivo – MND, através da tecnologia “Pipe Jacking”.

Também, serão executados 49 poços de serviços para a execução do processo “Pipe Jacking” que serão transformados em Poços de Visitas – PVs – do coletor. O objetivo do projeto é melhorar a qualidade da água da Baía de Guanabara, melhorando assim a qualidade de vida dos moradores do entorno. Além disso, a obra é necessária em razão das atividades aquáticas que acontecerão durante os Jogos Olímpicos de 2016.