Fique por dentro

PEC Energia constrói Complexo Eólico Serra das Vacas

Por meio de participação na holding PEC Energia, que iniciou suas atividades em 2008, o Grupo Passarelli também atua no mercado de energias renováveis. “Há alguns anos, arrendamos e adquirimos várias áreas em Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraíba e Minas Gerais - e instalamos torres anemométricas, que são utilizadas para medir a velocidade do vento e analisar a capacidade desses locais para futura geração de energia eólica”, conta o Diretor de Infraestrutura e de Negócios Imobiliários/Industrial do Grupo Passarelli, Paulo Said Bittar.

“Atualmente, temos cerca de 100 mil hectares em áreas arrendadas e aproximadamente 1.800MW de potencial para geração de energia eólica, o que nos coloca em uma posição muito interessante nesse mercado”, avalia Paulo.

O Complexo Eólico Serra das Vacas, cujas obras foram iniciadas em setembro de 2014 na cidade de Paranatama, em Pernambuco - e que entrará em operação em janeiro de 2016 - consiste em um desses investimentos, que começará a dar frutos e a contribuir para a geração de energia renovável no Brasil.

Após a comprovação de que a área possuía todas as características necessárias para abrigar um parque eólico, em novembro de 2013 a PEC Energia venceu o leilão para implantação e operação do complexo, que será composto por quatro parques com Centrais Geradoras Eólicas equipadas com 53 aerogeradores da marca GE, referência mundial nesse tipo de tecnologia.

“Hoje, a PEC Energia possui 138MW de PPA (Power Purchase Agreement), que é o contrato de comercialização de energia obtido através de leilões promovidos pelo Governo Federal. É um investimento de longo prazo, já que trata-se de uma exploração de 20 anos”, finaliza Paulo.