Banner Edificações

Edificações - Fique por dentro

Qualidade de vida

O Grupo Passarelli concluiu em São Paulo mais uma realização em parceria com o “Programa de Urbanização de Favelas”. No dia 15 de julho de 2014 foram entregues, pelo prefeito Fernando Haddad, 199 unidades habitacionais do empreendimento Juntas Provisórias, Gleba G, que foi construído exclusivamente para os moradores da comunidade de Heliópolis, zona sul da cidade.

"Foi o terceiro empreendimento que executamos junto à Prefeitura do Município de São Paulo em Heliópolis, totalizando 692 unidades entregues e contribuindo para a diminuição do déficit habitacional da cidade", afirma o Gerente de Unidade Ronald Harry Spitzkopf. "Os apartamentos possuem 50m² divididos em dois quartos, sala, cozinha, lavanderia e sacada", revela Marcílio Pereira Tosta Neto, Gerente de Obras.

Há, ainda, uma área de lazer comum equipada para a prática esportiva e um playground. Na parte externa foram construídos quatro boxes comerciais, que serão utilizados pelos moradores. "Era um local que oferecia riscos, com muita insalubridade e córregos. O empreendimento, porém, melhorou muito a qualidade de vida da comunidade", analisa Marcílio.

A Prefeitura investiu mais de trinta e três milhões de reais para a realização da obra. "Os moradores agora possuem endereço, água e energia elétrica regularizadas, saneamento básico e pavimentação", diz o Engenheiro de Obras Edson Perugia da Silva. "Além das unidades habitacionais, executamos um trecho do coletor-tronco de esgoto na Avenida das Juntas Provisórias e também pavimentamos a Rua Maciel Parente", acrescenta.

O sistema de construção escolhido foi alvenaria de blocos de concreto - com exceção dos pórticos de entrada, que foram feitos em concreto armado. "Um aspecto importante foi a utilização da Rua Comandante Taylor, que possui grande desnível, para acesso de pedestres. Assim, construímos prédios de seis e sete pavimentos", diz Edson. A fim de aproveitar melhor o espaço, foi construído um conjunto de passarelas-pontes para interligar os prédios.

O projeto, cuja inspiração foi o modelo “quadra europeia”, possui também implantação sem recuos. "Há extensos bancos em concreto e um grande pátio interno para reforçar o convívio em comunidade, escadaria e circulação entre apartamentos protegida por guarda-corpo metálico para aproveitar a iluminação e ventilação naturais", conta Edson. Tais diferenciais fizeram com que o projeto ganhasse visibilidade mundial e menções em diversas publicações de arquitetura e urbanismo.

"Todos, incluindo os projetistas e principalmente a Passarelli trabalharam de forma integrada. O projeto foi apresentado diversas vezes à comunidade e, no final, não era só meu - era de todos. Fiquei extremamente satisfeito com o resultado", diz o responsável pela concepção do projeto, arquiteto Artur Katchborian, da Biselli Katchborian Arquitetos Associados. "As estruturas metálicas, uma das marcas de meu trabalho, também estão presentes em Heliópolis - e são um feito inédito em edificações populares no Brasil", conclui.